Fassa. Uma experiência que vem de longe.

Fassa. Uma experiência que vem de longe.

O primeiro indício de um membro da família dedicado a este trabalho é de meados de 1710. Uma tradição antiga que de geração em geração soube renovar-se e alcançar os actuais parâmetros de qualidade, tecnologia e atenção com o ambiente. Este último tema, é tido em grande consideração na empresa, mantendo-se esta, escrupulosamente de acordo com os parâmetros impostos pela lei Portuguesa, Italiana e europeia.
A marca Fassa Bortolo é identificada como a empresa que introduziu e divulgou em Itália e Portugal os rebocos pré-misturados à base de cal e cimento, idóneos para cada tipo de intervenção em obra.

A FASSA está presente em Itália com 12 centros de produção que operam em total respeito pelo ambiente. No centro de produção de Spresiano, o primeiro centro de produção, entrou em funcionamento em Janeiro de 1994 um novo centro de produção, centro este altamente automatizado para a produção de rebocos pré-misturados. Estão presentes no mesmo centro de produção um forno Maerz para a produção de cal e uma unidade de produção, dotada de tecnologia de vanguarda para a produção de tintas e revestimentos.

A filial comercial de Bolzano prevê a gestão e entrega em Alto Adige e na região ocidental da Áustria. O centro de produção de Mazzano (BS) inaugurado em 1992, é uma unidade de produção importante, em conjunto com o centro de produção de Sala al Barro (LC), inaugurado em 2005, servindo a vasta área da Lombardia. Graças às filiais comerciais de Mezzovico e Aclens na Suíça, fornece-se também o mercado Suíço. Sempre na província de Brescia, em Montichiari, entrou em funcionamento em Setembro de 2006 um centro de produção exclusivo para a produção de cal com uma capacidade de 1000 toneladas por dia. A produção é destinada em parte para auto-consumo e a restante para empresas que utilizam a cal no seu processo produtivo. Trata-se de um centro de produção com capacidade de utilizar combustíveis alternativos, como as aparas de madeiras, que não contêm enxofre, o que evidência a sensibilidade da empresa para os problemas ambientais, mesmo na própria escolha para a produção.

Em Piemonte estão presentes 3 centros de produção: o centro de Moncalvo (AT), inaugurado em 2001, é o primeiro centro de produção do Grupo Fassa para a produção de produtos à base de gesso, com um ciclo produtivo completo, desde a extracção subterrânea do gesso de elevada qualidade, à utilização de tecnologias de vanguarda no sector, ao moderno centro de cozedura e refinação com fornos rotativos, totalmente automatizados. Este centro fica na proximidade do centro de produção de Bagnasco (CN), que é constituído por duas linhas de produção com tecnologia de vanguarda, de modo a maximizar a produção diária e sistemas bastante evoluídos para diminuir o impacto ambiental.

Importante pela sua localização é o estabelecimento de Ravenna. A funcionar desde 2000, apresentando algumas soluções tecnológicas e logísticas muito avançadas. Constitui um importante ponto estratégico, a médio-longo prazo, que prevê a possibilidade de desfrutar de sistemas de transporte e distribuição não convencionais para este tipo de produtos.

Na Toscana existe o estabelecimento de Molazzana (LU), inaugurado em 2002, suportado por uma inovadora plataforma logística em Altopascio, a apenas cinquenta metros da entrada da auto-estrada, assegurando assim fornecimentos e serviços mais rápidos e eficientes aos trabalhadores da construção em toda a Toscana. Em Lazio existe a unidade de produção de Artena, nas proximidades de Roma, a operar desde 1998, que em conjunto com o estabelecimento de Popoli, na província de Pescara, inaugurado em 2003, fornecem o mercado do centro de Itália. O mais recente estabelecimento de Botonto na província de Bari, serve as regiões meridionais.

Por último, a Fassa inaugurou em Junho de 2004, em Portugal, um moderníssimo centro de produção na Batalha, próximo de Fátima, sendo este o primeiro centro de produção do grupo Fassa fora de Itália.