Em harmonia com o ambiente.

Em harmonia com o ambiente.

Em particular o carbonato de cálcio, mas também o gesso; estes dois materiais são extraídos nas pedreiras do grupo FASSA, com as tecnologias mais modernas do sector, seja a céu aberto seja em subterrâneo. A FASSA está intensamente empenhada em melhorar a tecnologia e o modo de trabalho na própria actividade extractiva, pesquisando a compatibilidade com a paisagem, a qualidade do ambiente e a saúde dos trabalhadores. Os projectos de actividade extractiva FASSA são estudados de modo a respeitar os equilíbrios geo-morfológicos e hidro-geológicos das áreas na qual se inserem, de modo a minimizar os efeitos de impacto sobre o território.

As matérias-primas essenciais para a vasta gama de produtos FASSA, são o carbonato de cálcio e o gesso; estes dois materiais são extraídos nas pedreiras do grupo FASSA, com as tecnologias mais modernas do sector, seja a céu aberto seja em subterrâneo. A cultivação das pedreiras a céu aberto é efectuada mediante extracções do mineral em planos horizontais descendentes; deste modo é possível prosseguir imediatamente com a recuperação da zona escavada e não apenas no final da culticação total da pedreira.

Na pedreira com câmara de britagem subterrânea – com as mais modernas especificações, é possível, entre outras coisas, reduzir o transporte em tapetes – a ligação para superar o desnível existente entre a frente de cultivo e a área de armazenagem é efectuada com um vagão com posição baricentrica ligado ao exterior por uma galeria onde está instalada a unidade de moagem primária. Mediante tapetes transportadores completa-se o transporte do mineral até à saída da galeria, onde é efectuado o trabalho final de seleccionar as várias granulometrias de calcário, utilizadas na produção da cal e dos rebocos pré-misturados.
A FASSA mantém um empenho constante na pesquisa de soluções que permitam reduzir o impacto da actividade extractiva no terreno, este empenho concretiza-se com a utilização das técnicas mais modernas da actualidade.